Como ser Guia de Turismo?

Como ser Guia de Turismo? Descubra aqui:

Você sabe como ser Guia de Turismo? Qual curso de Guia de Turismo fazer? A profissão de Guia de Turismo é uma profissão técnica, Caso queira ser Guia, é necessário um curso Profissionalizante, vai ser necessário fazer o curso técnico Guia de Turismo, um curso onde você aprende a conduzir um Grupo de turistas e no final pode tirar o seu Cadastur e finalmente ser Guia de Turismo. Quer aprender mais sobre como ser Guia de Turismo? Então vem comigo e veja este post do Blog Viaje com Marco Aurelio.

O Guia de Turismo Cadastur é aquele Guia que procurou como ser Guia de Turismo, fez o curso de Guia de Turismo, se formou e deu entrada em uma carteirinha no ministério do turismo, se transformando em Guia Cadastur, como a lei exige. Então caso você queira descobrir como ser Guia de Turismo, é aqui o seu lugar,

Caso você não tenha visto o vídeo anterior, sobre como é a Profissão Guia de Turismo, vale assistir e entender um pouco mais sobre como este mundo funciona, antes de pensar em ser Guia de Turismo.

Video: Como ser Guia de Turismo

Mais informações sobre Como ser Guia de Turismo

Caso queira ser tecnico em Guia de Turismo você deve fazer o curso técnico de Guia de Turismo, que é dividido em 4 módulos:

  • Guia de Turismo Regional, no meu caso sou Guia do Rio de Janeiro, mas pode ser em qualquer estado do Brasil;
  • Guia de Turismo Nacional, que pode acompanhar o Grupo em qualquer excursão dentro do território nacional ou dentro da América Latina, mas atenção, ser Guia Nacional não te dá o direito de Guiar fora do seu estado, no local visitado o Guia deve contratar um Guia de Turismo Regional, ele não pode Guiar no local, fora do estado onde ele se formou como Guia;
  • Guia de Turismo Internacional, onde ele pode acompanhar grupos em viagens fora do Brasil, nesta modalidade é necessário ter uma outra língua.
  • Especialização de Guia de Turismo em Atrativos Naturais, como o próprio nome fala, ser especializado em Atrativos Naturais onde o Guia aprende mais sobre o meio ambiente e roteiros naturais, como Trilhas, Acampamentos, Asa Delta, Mergulho, entre outros.

O tempo de curso de Guia de Turismo varia, o meu por exemplo demorou 1 ano e meio pois só fazia aos sábados, caso você faça dia de semana este tempo acaba diminuindo, e cada curso tem sua duração e caso escolha ser Guia Internacional ou com Atrativos Naturais pode levar mais tempo ainda.

Como ser Guia de Turismo – As principais Matérias:

  • Técnica aplicada ao Turismo (Nacional e Internacional)
  • Geografia (Nacional e Internacional)
  • História (Nacional e Internacional)
  • História da arte (Nacional e Internacional)
  • Primeiros Socorros
  • Marketing Aplicado ao Turismo
  • Relações Interpessoais
  • Visitas Técnicas

As provas do curso de Guia de Turismo são um pouco diferentes, geralmente as provas são focadas em apresentações orais, e não na escrita, além disso existe provas maiores onde você tem que fazer uma Viagem Técnica e mostrar na prática o que aprendeu, no meu caso foram provas de City Tour no Rio de Janeiro, Petrópolis, Búzios, Campos do Jordão e Buenos Aires. Porém tem cursos que fazem até Disney e Dubai, imagine ser Guia especializado em Disney e viajar todo ano ao parque ganhando? O curso de Guia não costuma ser caro, porém as viagens técnicas costumam ser o valor de uma viagem em Excursão. Além disso toda semana geralmente acontece uma visita técnica em algum atrativo da cidade, como por exemplo o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o que significa gastos.

Caso esteja pensando, pra quem é indicado o curso de Guia de Turismo? Eu aconselho o curso de Guia de Turismo para quem tem facilidade e gosta de falar com o público. Não adianta nada ser Guia e não conseguir falar com seu grupo, não aconselho para quem tem vergonha ou não gosta de falar, pois como existem provas práticas no curso, onde você terá que se apresentar ao público, pode ser um problema caso não goste de falar em público.

Caso tenha se perguntado como ser Guia de Turismo, aconselho pensar nos principais problemas enfrentado por um Guias de turismo, que são a sazonalidade do turismo, a famosa alta e baixa temporada, pois tem épocas onde o Guia trabalha todos os dias e tem épocas que não; Ficar longe de casa, em alguns casos isso pode não ser um problema, em outros como pessoas com filhos ou casados, pode ser sim um sério problema caso queira seguir carreira, as vezes o Guia viaja por mais de 10 dias seguidos, quando eu trabalhava como Guia no receptivo no Rio de Janeiro era trabalho de 6 horas da manha até 23 horas da noite, tendo dias que terminava 1 hora da manhã; O Guia está na frente de batalha, qualquer erro de operação é o Guia que apanha ou é xingado.

Ser Guia de Turismo é uma das melhores profissões na minha opinião, trabalhar com sonhos e viajando é o sonho de muitos. Viajar ganhando? Imagine? Essa é a realidade dos Guias de Turismo. Espero que a pergunta “Como ser Guia de Turismo” tenha sido respondida.

E você? Já pensou em ser um Guia de Turismo? Conhece algum curso tecnico de Guia de Turismo na sua Cidade? Deixe aí nos comentários o por que!

Não deixe de curtir o canal Viaje com Marco Aurelio e se inscrever no nosso blog, assim fica por dentro de novidades.


Contato da Página: Como ser Guia de Turismo

Como ser Guia de Turismo
Como ser Guia de Turismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s